top of page

VACINAÇÃO

Vacinas são de extrema importância na proteção da saúde do seu Sammy e obrigatoriamente, em qualquer esquema de vacinação para cães deve constar a aplicação da vacina múltipla (V8 ou V10) e anti-rábica.

As vacinas múltiplas (V8 ou V10) protegem os cães contra 7 doenças, destacando-se a Cinomose, Parvovirose, Hepatite e Leptospirose.
A vacina anti-rábica imuniza o animal contra a Raiva, uma importante zoonose (doença transmitida para humanos através de animais) que afeta o sistema neurológico e não tem tratamento.

Além dessas vacinas, também é possível imunizar o cachorro contra a Traqueobronquite (tosse dos canis), Giárdia e Leishmaniose. A vacina contra a leishmaniose (Leish-Tec) costuma ser aplicada em regiões onde a doença é comum, e a aplicação deve ser antecedida de exames para detectar se o cão já está infectado.

Em relação a qualidade, usamos e recomendamos as vacinas da Pfizer/Zoetis, mas é importante saber que qualquer vacina pode causar reações adversas, como dores no local, febre e mal-estar.
De qualquer forma, fique atento por pelo menos 24 horas após cada aplicação e não hesite em comunicar a sua veterinária sobre qualquer ocorrido.​


Informação importante:
Pesquise muito bem o local onde você irá vacinar o seu Samoieda, opte por:
Clinicas Veterinárias ou Hospitais Veterinários, jamais em AGROPECUÁRIAS ou PETSHOP's onde as vacinas são aplicadas por BALCONISTAS e não médicos veterinários.

As vacinas devem estar devidamente armazenadas em geladeira apropriada em temperatura controlada, fique atento, caso não estiver nessas condições NÃO VACINE o seu cão nesse local.
Vacina fora de temperatura adequada não funciona corretamente!


Obs: Pelo menos o primeiro esquema de vacinação deve manter o mesmo laboratório de vacinas, RIGOROSAMENTE.

São cuidados a serem seguidos principalmente na fase FILHOTE a onde a vacina é de EXTREMA importância para garantir que ele não irá contrair doenças que levam a morte tão facilmente.

PROGRAMA ZOETIS "PROTEÇÃO GARANTIDA"

Um dos principais motivos pela escolha de trabalharmos com a ZOETIS é pelo Programa de Proteção Garantida.
 

Ele oferece todo o suporte em caso de falha vacinal e foi criado com o intuito de intensificar a parceria com médicos veterinários e afirmar ainda mais a eficácia das vacinas fabricadas pelo laboratório, afinal, quem se responsabilizaria pelos custos com exames e tratamentos, em eventuais falhas, se não confiasse imensamente em seu produto?

 

Além de arcar com as despesas relativas ao tratamento (internação, medicação, entre outros) e exames laboratoriais, o programa oferece também um suporte técnico especializado para orientação sobre o uso das vacinas e assistência técnica em casos de falha vacinal, ou seja, em casos onde não houve resposta adequada à vacinação. 

Só terá direito ao uso do programa os animais que utilizaram a vacina da empresa e que foram vacinados conforme as recomendações propostas, mantendo sempre a vacinação em dia.

 

As nossas veterinárias Dra. Beatriz Tessari e Dra. Julia Tessari aderiram o Programa na  Clínica Pet Liebe em Blumenau e é nossa parceira em vacinação dos nossos cães e filhotes.

ESQUEMA DE VACINAÇÃO

Abaixo segue o modelo de vacinação que seguimos e recomendamos:

Nota: Após o término do primeiro esquema de vacinação é necessário aguardar pelo menos 10 dias para expor o seu cão a ambientes externos, não se precipite e aguarde o tempo necessário para que a vacina tenha a sua proteção garantida.

E quando posso sair na rua com meu filhote?

É importante entender que não é apenas saindo na rua que seu filhote fica suscetível a desenvolver doenças. Na verdade, um filhote não vacinado, não deve passear na rua nem mesmo se for levado no colo.
Outros animais que passeiem na rua, podem transmitir doenças para um filhote não imunizado, por isso os cuidados devem ser ainda mais extensos do que simplesmente limitar os passeios pela rua.

Quando os filhotes chegam em seus novos lares, recomendo que a família tome as seguintes precauções:
 

  • Coloque na soleira externa da porta de casa um paninho embebido em uma solução de água sanitária e água para limpar a sola dos sapatos;
  • Sempre lave as mãos antes de brincar ou manipular seu filhote;

  • Se possível, evite visitas em sua casa de pessoas que tenham cães ou estejam vindo de um passeio pela rua;

  • Se você tem outro cachorro, não passeie na rua com ele até que seu novo filhote esteja completamente vacinado;

  • Mantenha os sapatos que você e sua família utilizam fora do alcance de seu filhote.
     

É natural que os proprietários de um filhote novinho não vejam a hora de passear com ele na rua, afinal, faz parte do início do aprendizado de todos os cachorros conhecer pessoas e outros animais. Na verdade, o quanto antes você começar o processo de socialização através dos passeios na rua com seu filhote, melhor será para o desenvolvimento comportamental. No entanto, conforme comentado mais acima, seu filhote precisa passar pela fase de vacinação de forma rigorosa, antes de ter a permissão de circular livremente em todo tipo de ambiente, sem que corra riscos desnecessários de contrair doenças perigosas.

Banho em filhotes no Pet, pode?

Você não deve em hipótese alguma levar seu filhote tomar banho em pet shop antes de concluir o esquema de vacinação. Qualquer ambiente externo que seja frequentado por outros animais que passeiem livremente pela rua, pode ser um local que ofereça risco de contágio para um filhote que não esteja completamente imunizado. 
Nessa fase inicial você pode usar a técnica do banho seco com produtos específicos ou até mesmo com talco de bebês, lenços umedecidos e escovação.

 

.
.

.
.
.
.

.
.

.
.
.
.

.
.

.
.
.
.

.
.
.
.
.
 

RC_logo_2016cmjn (1) (1).jpg
download.png
img-logo_topo.png
2000px-FCI_Logo.svg.png
bottom of page