top of page

O QUE É IMPRINTING?

Filhotes não nascem capazes de controlar suas emoções, eles não nascem sabendo como se comunicar, eles não nascem com habilidades de aprendizagem ou habilidades para lidar com o estresse.
Na verdade, filhotes nascem como "lousas limpas", tudo o que eles sabem é como comer, dormir e ter medo.
Estas são as únicas habilidades que a mãe natureza lhes dá para que possam sobreviver.

Como as crianças, os filhotes têm uma pequena janela de tempo durante o desenvolvimento do cérebro quando são mais receptivos a armazenar boas  e más experiências, isso é chamado de imprinting, ou período de aprendizado crítico.
Nos filhotes esse período acontece durante as primeiras 16 semanas de vida.


Filhotes aprendem mais durante este período do que eles poderiam aprender em uma vida.
Portanto, a qualidade e quantidade do que eles experimentam terá um impacto enorme em suas personalidades futuras e determinará a formação de muitas de suas tendências de comportamento “boas” ou “más”. De fato, essa grande mudança no desenvolvimento acontece a cada dia que passa, o período de "impriting" e é subdividido em múltiplos estágios distintos nos filhotes ao decorrer dos seus 4 primeiros meses de vida.

 

 

 

 

 

PRIMEIROS ESTÁGIOS:
 

Primeiras 7 semanas
(Período Neonatal, Período de Transição e 1º Período de Socialização)
Nas primeiras 7 semanas de vida, os filhotes ganham uso de todos os sentidos, tornam-se móveis, começam a produzir dentes de leite, passam a comer alimentos sólidos e tornam-se completamente desmamados (independentes) de suas mães caninas.

A aprendizagem já está ocorrendo rapidamente, tornando importante fornecer aos filhotes estimulação neurológica específica, um ambiente complexo e uma socialização cuidadosa, porém completa, para o desenvolvimento adequado e adaptação à vida na sociedade humana.


 7 semanas a 4 meses
(2º período de socialização)
Filhotes devem ser tocados/manuseados desde o nascimento, aprendendo a aceitar a manipulação de todo as partes do corpo. Todo esforço deve ser feito para expô-los a pessoas diferentes, animais bem socializados, situações e  lugares. 

Eles devem ser encorajados a explorar, investigar e conhecer o seu ambiente, conhecer brinquedos interativos, uma variedade de superfícies, túneis, são estímulos que podem enriquecer o ambiente.
Fil
hotes devem acompanhar todas e possíveis atividades que participam da rotina humana.
Essas exposições deve continuar na idade adulta para manter um cão sociável.

Como nesse período o protocolo de vacinação ainda não está completo, o maior cuidado é com exposições externas em ambientes não higienizados e frequentado por animais possivelmente não vacinados.

Mas isso não impede que você socialize seu filhote com outras pessoas, objetos, sons, porque tudo é muito enriquecedor nessa fase.

Atenção! Período de Medo e Impacto: Durante o 2º Período de Socialização, quando o seu filhote tem cerca de 8-11 semanas de idade, é importante estar ciente do que é conhecido como um Período de Medo e Impacto. 
Se os filhotes tiverem experiências “ruins” ou assustadoras durante esse período, as impressões provavelmente durarão uma vida inteira e ressurgirão durante a fase adulta. Portanto, proteja seu filhote contra esses efeitos a longo prazo, evitando más experiências.

Se ele ficar com medo por qualquer motivo, perigoso ou não, imediatamente entre e retire-o da situação. Nunca exponha o seu filhote a um cão que você não conhece PRINCIPALMENTE nesse estágio, se o cão for agressivo ou agir de uma forma que intimide o seu filhote as consequências dessa exposição serão para a vida toda.
O seu cão precisa ser socializado mas você precisa ter a mesma precaução que você tem com um bebê humano, não exponha o seu filhote em situações de risco.

 

4 a 8 meses
Seu filhote ganhará mais energia e se tornará inquieto devido ao desconforto da dentição quando os dentes do bebê começarem a cair e os dentes do adulto entrarem em erupção. 

Isso geralmente ocorre entre os 4 e os 6 meses de idade, mas às vezes dura mais tempo.

Um ótimo período para você proporcionar atividades com estímulos mentais,  como brinquedos recheáveis, ossos carnudos, brinquedos interativos.
Eles também começam a testam suas asas, ficam surdos quando chamamos.
Este período dura de alguns dias a várias semanas, é fundamental elogiar o positivo e minimizar o comportamento negativo durante esse período.
Você deve aprender como conseguir a resposta correta para o que você deseja do filhote.


Ele também estará seguro após as vacinas e pronto para descobrir um mundo cheio de aventuras!

Você gosta de Shopping? Leve o seu filhote para passear no Shopping! Você gosta de caminhar na praia? leve o seu filhote para a praia! Todas as atividades que você gostará de fazer com ele na fase adulta você deve leva-lo para descobrir nessa fase!


Durante este período, ele também se tornará sexualmente maduro, então é um ótimo momento para conversar com o seu Veterinário sobre a castração.

6 a 14 meses - Segundo período de Medo e Impacto:
Cães pequenos tendem a experimentar esses períodos mais cedo do que os cães grandes.

Grande cuidado deve ser tomado para não reforçar o comportamento negativo.

A força pode assustar o cão, e tons suaves servem para encorajar seu medo, seu medo deve ser tratado com paciência.  Aproveite para  treinar durante esse período, será de grande sucesso e permitirá que ele saiba lidar com as situações enquanto constrói a autoconfiança.
 

Maturidade (1 a 4 anos):
Fisicamente, os filhotes de raças pequenas e médias se desenvolvem mais rapidamente que os filhotes de raças grandes gigantes.
Filhotes de raças menores geralmente atingem a maturidade por volta de 1 ano de idade e filhotes de grandes gigantes podem levar até 2 anos.
Mentalmente e socialmente, um cão pode ser considerado imaturo até  os 4 anos!







 

IMG_9395.jpg
RC_logo_2016cmjn (1) (1).jpg
download.png
img-logo_topo.png
2000px-FCI_Logo.svg.png
bottom of page