top of page

Samoieda em climas quentes, é possível?

Cuidar da pelagem do seu Samoieda é um ato de carinho, amor e preocupação com a sua saúde.
A pele dos cães de origem nórdica é sensível, a pelagem é a sua proteção para todos os fatores externos, como frio e calor excessivo.

Antes de começar as instruções já logo vou alertando sobre o principal: NUNCA TOSE O SEU SAMMY!   

 

Samoiedas são conhecidos por seus casacos de pêlos branco e fofo.
É um casaco duplo - o pêlo e o subpêlo, que tem raízes no seu fundo siberiano, esse casaco é para protegê-los dos invernos rigorosos e frios, pois foram originalmente criados para serem cães de pastoreio, especialmente para pastoreio de renas e puxar trenós. Com seus grossos casacos de pêlo, o amor pelo frio e a história de viver em condições rigorosas e frias de inverno, é difícil imaginar se um Samoieda pode viver em climas quentes e temperaturas altas. No geral, sim, um Samoieda pode viver em um clima mais quente, embora eles não gostem!


Eles podem viver em climas quentes, mas não necessariamente adoram.
No entanto, assim como seu casaco protege-os do frio, seu pêlo também os protege do calor. Surpreendentemente, seu casaco pode mantê-los mais frios em climas quentes do que muitos outros cães de pêlo curto, portanto, eles podem se adaptar muito bem ao clima quente.

Quando o calor estiver incomodando, ele mostrará sinais através da linguagem corporal de que está começando a superaquecer e ficar desconfortável.
Ficar ofegante é um dos sinais mais comuns de que seu Samoieda pode estar passando muito calor.
A inquietação é outra maneira de dizer que seu cão está desconfortável em seu ambiente, se eles não estiverem sentados ou deitados, e ao invés disso estiverem andando de um lado para o outro e parecendo não estarem confortáveis.
Além disso, se o seu Samoieda está do lado de fora e eles estão latindo e/ou choramingando, especialmente na porta para entrar, eles estão provavelmente procurando entrar em casa, onde é mais frio do que estar fora no calor. Nunca deixe o seu Samoieda em uma área sem SOMBRA, amarrado e preso.

Ciência por trás dos Sammys que vivem em clima quente

Como a pelagem é composta por subpêlo que é feito de pêlos macios e grossos, esses pêlos são curtos e fofos e muitas vezes frisados porque são os mais próximos da pele.
Já o  pêlo é mais duro e grosso.
Enquanto o subpêlo vai isolar um Samoieda de temperaturas frias e quentes, o revestimento superior protegerá um Samoieda dos raios nocivos do sol.
O que faz um Samoieda mais único do que a maioria das outras raças duplas é o fato de terem pêlos brancos e brilhantes, isso significa que os raios do sol refletem a camada superior e não penetram na pele!

Na imagem acima foi usada uma câmera que detecta pontos onde não há isolamento térmico.
E como pode ser observado nas regiões onde não tem camada espessa de pêlos como a região dos olhos, interior das orelhas e focinho a temperatura é mais alta.

Como amenizar e tornar mais agradável o calor

Tenha em mente que o local adequado para o seu Samoieda é a onde tiver o maior nível de ventilação, seja por corrente de ar ou ventiladores.
Em regiões abafadas se faz necessário ar condicionado.
Água sempre fresca, em potes de barro que ajudam a manter a temperatura, cubos de gelos são sempre bem-vindos também, eles adoram.
O piso frio também é o preferido, ou o gramado com uma bela sombra.
Samoiedas adoram água, em dias quentes você pode brincar com água da mangueira e depois garantir que a pelagem foi bem seca com o uso de um soprador.

 

.
.
.
.

 

RC_logo_2016cmjn (1) (1).jpg
download.png
img-logo_topo.png
2000px-FCI_Logo.svg.png
bottom of page